PSICOLOGIA
A (6)
G (2)
M (5)
B (6)
H (3)
N (4)
C (1)
I (1)
O (4)
D (1)
J (3)
P (5)
E (2)
K (4)
Q (5)
F (1)
L (3)
A) (6 ) Uma das contribuições dessa escola foi possibilitar que a Psicologia se tornasse uma ciência, além do início das pesquisas experimentais em Psicologia.
B) ( 6 ) Essa escola apontava a necessidade da compreensão da consciência e seu fun¬cionamento, em função da adaptação ao meio. Surgiu no contexto da Revolução Industrial, do capitalismo e do pragmatismo decorrente deste cenário.
C) ( 1 ) Uma das críticas a essa escola está no próprio método utilizado, o qual não permitia um estado de atenção subjetiva, mas um estado de atenção mecanizada, excluindo dos experimentos a subjetividade e as particularidades do ser humano.
D) ( 1 ) A ideia de adaptação ao meio faz parte das elaborações teóricas dessa escola. A adaptação psicológica envolveria o conhecimento, por parte da consciência, das possibilidades de ações em situações-problema, não agindo ao acaso. Esse modelo está presente na teoria da inteligência, proposta por Dewey.
E) ( 2 ) A aprendizagem era interpretada em termos de conexões reais entre estímulos e respostas, não se admitindo nenhuma referência aos processos mentais.
F) ( 1 ) Uma das críticas que podem ser feitas a essa escola refere-se ao modelo de adap¬tação dos melhores, dos mais aptos a ocupar cargos em fábricas, escolas, ou seja, ao processo de seleção generalizado que se instituiu.
G) ( 2 ) Após experimentos com a inteligência animal, passou-se a acreditar em um con¬junto causal de respostas, que seriam selecionadas por seus efeitos (A Lei do Efeito).
H) ( 3 ) Essa abordagem afirmava que a Psicologia