Lobo
PROFª: GERUZA D’ÁVILA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ALUNO: ALVARO LOBO DA SILVA – 201468003-3
Resumo do Capítulo 1 – “O que é comportamento organizacional?”
O autor começa o capítulo falando das habilidades interpessoais que são de grande importância para um executivo bem-sucedido, depois de décadas de uma escola tradicional positivista onde se tentava cientificizar a administração. Hoje, quando a administração evoluiu para práticas mais modernas onde a preocupação com o trabalhador é maior, somente as habilidades técnicas de um executivo não satisfarão o clima no trabalho, aliás nunca satisfizeram.
Segundo Stephen Robbins, “o Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.” (p. 6)
Para tal investigação Robbins então explica os elementos pessoa, grupo e estrutura separadamente. Como o Comportamento Organizacional é um campo interdisciplinar, ele faz uso da Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e Ciência Política para falar estudar os elementos acima e compreendê-los.
Temos o relato dos desafios do Comportamento Organizacional, onde a globalização, particularmente, é a mais notável. Com a Revolução Tecnológica veio a globalização e isso mudou as relações de trabalho. Esteve muito em voga também, há um tempo atrás, o trabalho hispânico nos Estados Unidos, onde o comportamento organizacional vai nos ajudar a compreender sua cultura e gerenciar as diferenças, assim como no caso da diversidade da força de trabalho.
A seguir, nestes desafios, são relatados vários casos onde o estudo do Comportamento Organizacional ajudaria a entender os dilemas propostos. Só achei ruim que estivesse lendo uma literatura estrangeira, pois os casos relatados estão fora do alcance do brasileiro.
Por fim, Robbins busca