Psicologia
É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em prover as suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentado não pode ser atingido, apenas, por uma única empresa de forma isolada do restante da sociedade. Todos os “stakeholders” devem ser considerados, bem como seus aspectos e impactos positivos e negativos.
O conceito de Desenvolvimento Sustentado está alicerçado em três pilares fundamentais e que as empresas devem buscar preservar. Assim:
Desempenho econômico: Criação de riqueza com valor transacionável no mercado;
Desempenho Ambiental: Melhoria da biodiversidade, de forma a permitir o equilíbrio permanente dos ecossistemas.
Desempenho Social: Garantia de acesso aos direitos fundamentais a seus colaboradores, com valorização dos direitos do Ser Humano;
Indicadores
A medição de desempenho dos aspectos considerados fundamentais na Gestão Sustentada das empresas, está, cada vez mais, sendo parte dos modelos de gestão empresariais das empresas responsáveis e que precisam evidenciar à sociedade e a seus clientes que possuem uma Gestão Sustentada. Por exemplo, muitas empresas já publicam seus balanços sociais e relatórios de Sustentabilidade, como forma de evidenciarem o seu compromisso com a Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentado de seus negócios. A Sustentabilidade passa, assim, a estar incorporada aos modelos de gestão empresarial e ser da responsabilidade da Direção das empresas. O desenvolvimento dos indicadores de desempenho é uma das formas de evidenciar a materialidade do desenvolvimento sustentado.
Indicadores Econômicos
Contribuição para o emprego nas comunidades locais;
Investigação e desenvolvimento;
Criação de valor para a comunidade a partir das infra-estruturas da empresa;
Indicadores Ambientais
Impacto ambiental as matérias-primas utilizadas por seus fornecedores ou pelos seus produtos;
Proteção da biodiversidade;
Contribuição para a