psicologia
O conceito de Psicologia Organizacional está relacionado com o pensamento de Toledo (1986), que diz que: “considera a Psicologia Organizacional como o estudo do fator humano na organização. Este estudo abrange a atração, retenção, treinamento e motivação dos recursos humanos na empresa, assim como a criação de condições organizacionais de trabalho que auxiliem na criação de clima propício para que funcionários possam atingir suas metas de trabalho e desenvolvimento profissional A psicologia organizacional em seu contexto mais amplo, coloca ênfase nos aspectos grupais e organizacionais do trabalho.”
Na empresa ChocoArt o psicologo organizacional estuda o colaborador tanto nos aspectos comportamentais, como nos sentimentais e individuais.
Este estuda é de extrema importancia para nossa empresa, para que tenhamos um conhecimento individual, coletivo e estrutural, afim de prever possiveis problemas e a criação de estrategias para evita-los, levando em consideração que contamos com um pouco mais de seiscentos colaboradores.
O psicologo se baseia em algumas variaveis para um estudo mais detalhado, que são:
-Nivel individual: que é o estudo de cada colaborador;
-Nivel em grupo: que é o estudo de soma desses colaboradores;
-Nivel estrutural: que é a forma como os grupos se comportam dentro da empresa.
Com estas informações é possivel estudar formas pra que se aumente a produtividade, a cidadania organizacional e a satisfação no trabalho e consequentemente diminuido o absenteismo e a rotatividade.
Este estudo tem como objetivo dar um suporte ao colaborador, onde o psicologo se torna um ponte de comunicação entre patrão e colaborador. Com todo este conhecimento é possivel criar estrategias na busca de melhores resultados para a empresa como o bem estar, a saude, boas condições de trabalho e oferecendo metodos para lidar com os mais variados problemas e assim criando um clima organizacional saudavel e equilibrado.
"Segundo