psicologia
CURSO – EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. Sérgio Moura Nonato da Silva
AULA 1 e 2 - O que é cultura
Obs. Para a aula 1 e 2 – consultar a obra de Roque Laraia – Cultura um Conceito Antropológico. Lembrem-se a prova não se resume a estas anotações.
DILEMA: ‘A NATUREZA HUMANA (BIOLÓGICA) DOS HOMENS É A MESMA, MAS OCORREM VARIAÇÕES GRANDIOSAS EM SEUS HÁBITOS CULTURAIS’.
1 - Sentido restrito da cultura (tomado como erudição)
Trata-se de um recorte, ou seja, o da produção intelectual de um povo, expressa nas atividades filosóficas, científicas, artísticas, literária, religiosa.
Nesse sentido, pessoas ou grupos se ocupam com diferentes formas de expressão cultural (o filósofo, o cientista, o artista, o escritor).
Considerando a cultura nessa perspectiva, os bens culturais nem sempre estão disponíveis de forma justa e igualitária a todos os membros da sociedade, tanto na fase de produção como da reprodução (consumo e fruição).
No caso em que há separação entre trabalho manual e intelectual e o predomínio as relações de dominação, as pessoas do povo são impedidas de acessá-las ou, ainda, quando têm acesso, tendem a prevalecer a cultura de massa ou a cultura dominante. Isso leva a ideia distorcida de se ter cultura – conhecimento como um benefício que pode ser dado. A pessoa culta seria aquela que possui conhecimento, o detentor da cultura (estática) também é o Ser (o sujeito superior), um verniz de aparência erudição (possuidor de informações superficiais).
2 . O sentido antropológico da cultura (Conceitos e características):
2.1 – origem e evolução do conceito
A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados (Confúcio – século IV a. C).
“Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra” (Montaigne Séc. XVI).
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo”.(LARAIA).
Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e têm visões desencontradas