educação profissional em ambiente não escolares
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Laís Ossuna.
PÓLO BELO HORIZONTE / MG
UNIDADE I
2014
INTRODUÇÃO
Na atualidade a disciplina educação não formal compõe a grade curricular da maioria dos cursos de educação ou pedagogia, nas faculdades e universidades particulares e públicas. A lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN) de 1996, abriu caminho institucional aos processos educativos que ocorrem em espaços não formais ao definir a educação como aquela que abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Na educação formal os educadores são os professores, na educação não formal são os pais, a família, os amigos, os vizinhos e os meios de comunicação de massa.
Primeira etapa
O processo de aprendizado ocorre quando as informações fazem sentido para os indivíduos inseridos num dado contexto social, principalmente na área da educação não formal na interação entre a comunidade educativa da sociedade civil organizada e uma escola ou outra entidade do poder público ou estatal.
A ação da educação não formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural, política e cultural, contudo essa ação quase não se dá no âmbito escolar e mesmo com o programa federal chamado “ Escola Aberta”, na prática são poucas as escolas que atuam com essa perspectiva de abrir as portas da escola para a comunidade nos finais de semana. É essa ação que se denomina escola