Psicologia
Existem dois tipos de medidas: a fundamental e a derivada. A medida fundamental `e obtida como resultado da mensuração direta, ou seja, o atributo de um objeto `e alcançado através de uma comparação simples e direta com outros objetos que apresenta uma quantidade padronizada dessa propriedade. As características dos objetos mensurados através desse tipo de medida são chamadas extensivas.
A medida derivada `e produto de uma operação de mensuração baseada em indícios que se supõe estarem relacionado com o atributo do objeto medido. As características dos objetos alcançados por essa medida são chamadas intensivas.
As dimensões a serem medidas são chamadas de atributo quando se quer saber o sexo, o estado civil da pessoa, etc. São casos que não há um intermediário entre um estado e outro. E são chamados de dimensão variável quando se quer saber a altura, o peso, etc. sendo caso que pode haver um intermediário entre um caso e outro.
O principio do isomorfismo tem o principio de equivalência de forma. Utilizando de certa propriedade como a ajuda do sistema numérico. Sendo que a matemática apóia se em um conjunto de postulado. Guilford diz: “de acordo com esse principio, devem-se usar números e medidas quando e ate o ponto em que as propriedades dos números forem paralelas as propriedades dos objetos e eventos.” E Campbell propôs nove postulados, sendo que os três primeiro são de identidade, os dois seguintes de ordem e os quatro últimos são de atividade.
S. S. Stevens (1926) elaborou um esquema para classificar diferentes níveis de medida que se torna extremamente útil ao psicólogo. Ordenadas se acordo com o seu nível de refinamento, temos as escalas nominal, ordinal, intervalar e de razão ou proporção. De acordo com a definição de mensuração, as regras pelas quais os números são atribuídos a objetos constituem o critério básico que define uma escala. Cada um desses diferentes níveis de medidas tem restrições, normas e métodos estatísticos