Outubro rosa
"Outubro Rosa"
Estar hoje aqui é especial, diferente e desafiador; então quero sentir ao extremo essa sensação especial, desvendar esse diferente e enfrentar este desafio! E é exatamente isso: Um desafio o assunto que me proponho abordar nesta retórica. “Outubro Rosa, um tema suave quando tratado com seriedade e prevenção necessária; mas que também pode ser impiedoso e triste,quando visto com desconfiança,desinformação e omissão”.
O nome marca Outubro como o mês mundial da conscientização do combate ao câncer de mama. O movimento remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. E como não poderia deixar de lado, abraço e ajudo a divulgar esta causa, que pode ser minha ou sua a qualquer momento, em qualquer dia. O objetivo do movimento, que foi criado na Califórnia, Estados Unidos, em 1997 e se expandiu para o mundo inteiro, é alertar para a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres. No Brasil, o câncer de mama está em primeiro lugar em incidências nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste. Ele é caracterizado por um nódulo maligno que pode aparecer nas axilas ou no próprio seio. O cuidado, acolhimento e engajamento das pacientes e de seus parentes na causa cor-de-rosa é o foco da campanha deste ano que ressalta ainda o papel destas batalhadoras.
Por causa do Outubro Rosa, vários prédios públicos da capital federal, entre eles o Palácio do Planalto o Congresso Nacional e o Cristo Redentor estão, iluminados de rosa. A medida é para chamar a atenção das pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que entre 2012 e 2013, serão pelo menos 53 mil novos casos detectados em todo o Brasil. No Maranhão esses números devem chegar a 460 casos por ano. São cinco novos casos por hora, cinco novas vidas que muitas vezes se deparam com um diagnóstico que pode ser um