S e g u r a n ç a dos operadores de f r o t a s
DOS OPERADORES
DE F R O T A S
C U R S O
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE
SEGURANÇA DO TRABALHO
MANUAL DE ESTUDOS
Prof. Paulo Ademar de Souza Filho
E-mail – pauloademar@terra.com.br
Rua Juiz de Fora, 284 – sala 1208
Barro Preto – CEP 30 180 060
Telefones : (031) 9984 78 00 e 3 293 99 88
Belo Horizonte - MG
2006
INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva cumprir dois propósitos principais:
Primeiro, o de orientar os integrantes do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, nos temas relacionados com os profissionais do volante que atuam nas mais variadas empresas, com destaque para aquelas onde é imperiosa a presença de engenheiros de segurança, quer por força legal ou por cultura prevencionista já assimilada pela direção da empresa.
Segundo, o de nortear os engenheiros já formalmente habilitados, que optam por conduzir com maior segurança e eficácia ou ainda, em cumprimento de exigência legal para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Contem informações atualizadas, preparadas com critério técnico e didático. Seja qual for a situação do leitor, notar-se-á que realmente é possível conduzir veículos nos dias de hoje, com prazer e segurança. Atingindo este estágio na direção de um veículo qualquer, teremos obtido uma significativa melhoria em nossa qualidade de vida.
Sugerimos a denominação de Condução PRÓ-ATIVA, em substituição aos vários termos, amplamente utilizados nos segmentos que militam com a prevenção de acidentes automobilísticos. Dirigir de forma PRÓ-ATIVA significa antecipar-se a qualquer tipo de condição desfavorável, direta ou indireta, promovendo uma locomoção segura e, sobretudo, de maneira consciente .
Um condutor de veículo automotor será considerado apto e eficiente no trânsito, quando puder demonstrar à terceiros que possui o perfil aproximado àquele indicado no item próprio deste trabalho.
A condição básica para se relacionar harmoniosa e adequadamente no trânsito,