Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Câncer de mama
O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.
As mamas são formadas por um conjunto de glândulas, que tem como função principal a produção de leite. Desenvolve-se no embrião na região anterior do tórax, entre a segunda e sexta costela, na chamada “linha do leite”, que se estende da axila à região inguinal, onde podem persistir formando as chamadas mamas acessórias na idade adulta.
É constituída por um conjunto de 15 a 20 unidades funcionais conhecidas como lobos mamários, representados por 20 ductos terminais que se exteriorizam pelo mamilo.
Epidemiologia
A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
Casos no Brasil No Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71 para 100 mil), Sul (70 para cada 100 mil), Centro-Oeste (51 para cada 100 mil) e Nordeste (36 para cada 100 mil)
Estágios do câncer
Estadio 0: quando a doença esta restrita ao local onde começou Estadio 1: a doença invadiu a região local, mas possui no máximo 2cm de tamanho
Estádio 2: a doença invadiu a região local, mas possui entre 2 e 5cm de tamanho e ínguas