psicologia
Psicologia das Relações humanas
“O valor de aprender algo sobre o comportamento humano em geral, de modo a podermos melhorar nossa compreensão de nós mesmos e dos outros é a grande vantagem de estudar psicologia. Através do estudo, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade.
Aprendemos como os indivíduos diferem um dos outros. Descobrimos como a hereditariedade e o ambiente trabalham juntos para produzir as características humanas e o comportamento, vislumbrando muitas influencias que entram na formação da personalidade.
Somente através de tal compreensão básica da natureza humana poderá vir a capacidade para predizer, dirigir e melhorar o comportamento humano nos caminhos desejados por todos nós.” (Sargent,S.S.)
O Ser Humano
As características de cada ser humano vão sendo formadas a partir das constantes interações com o meio (social, biológico, físico...). Ele internaliza as formas culturais, a transforma. É através do trabalho que o homem atua sobre a natureza. Ao produzir seus meios de vida, produz sua própria vida material: é pela produção que se desvenda o caráter social e histórico do homem.
O homem faz parte da natureza e a recria em suas idéias, a partir de sua interação com ela. A produção das idéias, das representações, do pensamento, da consciência está intimamente ligada ä atividade material e ao intercâmbio entre os homens. “A psicologia social trata do estudo da personalidade e do seu desenvolvimento em relação ao ambiente social.” (Young, Kimball)
Quando os conhecimentos sociológicos e psicológicos aumentaram, tornou-se evidente que havia um terceiro problema: a relação entre o “indivíduo”dos psicólogos e a “sociedade” dos sociólogos. Este é o problema que concerne ao psicólogo social.” (La Piere e Fanworth)
Em relações humanas trata-se:
Comportamento social do homem
Interação