Perguntas matematica
R: Na matemática costuma-se usar problemas como exemplo de aplicação das operações, mas sua função não pode se limitar somente a isso. Para a maioria dos alunos o problema matemático é visto como uma situação desagradável, uma espécie de armadilha para a qual eles não vêem possibilidade de resolução. A causa dessa situação é o modo rígido como o problema é apresentado nas series iniciais do Ensino fundamental e a forma que a maioria dos livros didáticos adota para desenvolver os conteúdos. É tarefa do professor criar um ambiente de tranqüilidade, em que o aluno não tenha medo de estabelecer e testar hipótese, mesmo correndo risco de errar. Além disso, cabe também ao professor mostrar possíveis estratégias de resolução para os problemas e, ao mesmo tempo, abrir espaço para que a classe discuta os vários métodos encontrados pelos próprios alunos. Existem diferentes tipos de problemas que podem surgir no cotidiano da sala de aula.
2- Fale sobre os pontos fortes e os pontos fracos dos problemas de arme e efetue.
R: Problemas desse tipo constituem simples treino de técnicas operatórias e de memorização de tabuada. É claro que os alunos precisam saber como encontrar os resultados dos cálculos que estão realizando, mas esse trabalho tem sido feito cada vez mais pelas calculadoras, o que relativiza a importância desse tipo de problema. Na verdade, o “arme e efetue” nem pode ser classificado como problema, pois em geral não estimula o aluno a se empenhar na busca da solução.
3- Crie um exemplo de arme e efetue!
R: Arme e efetue: a) 231+120 b) 456-320 c) 43 x 2 d) 48:4
4- Você acredita que os problemas de enredo são importantes para o ensino de matemática?
R: Sim são de extrema importância, pois desenvolve no aluno a capacidade de traduzir em expressões matemáticas as situações descritas em linguagem comum. Além de constituir um treino do uso de algoritmos, ajudam-no a aprofundar as idéias