Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que se ensinar? Como se ensina e como se aprende?
UNIDADE UNIVESITÁRIA DE PARANAÍBA
Aluna: Daniela Ferreira dos Santos
Profª Drª: Maria Silvia
Resenha: Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que se ensinar? Como se ensina e como se aprende?
No texto intitulado Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que se ensinar? Como se ensina e como se aprende? de autoria Vera Clotilde Vanzetto Garcia além de responder as questões acima citadas, o texto aponta para a necessidade de uma formação acadêmica do professor baseada na pesquisa para este venha a se tornar um “professor pesquisador” enfatizando-se a reflexão docente e as práticas aplicadas para o ensino da matemática, e para que a atuação deste professor em sala de aula seja voltada para a compreensão e o ensino do que é matemática e qual sua importância na vida do aluno. Dentro desta perspectiva exige-se que este professor seja um “professor pesquisador”, pois, “espera-se que o professor possa produzir conhecimento novo e reprodutível, tornando, como foco e alvo, seu próprio trabalho docente”. (GARCIA, p.177)
Partindo desta concepção de pesquisa o professor de matemática terá condições de aprimorar suas teorias e sua prática docente, conseguindo ter uma reflexão-ação-reflexão do seu trabalho e a partir disso conseguir formular suas próprias respostas para as dúvidas que possam surgir acerca do seu próprio desenvolvimento docente. E assim terá condições de oferecer possibilidades de aprendizagem ao aluno pautado em fundamentos teóricos que lhes permitirão uma visão mais ampla do que é matemática e não a vendo simplesmente como um produto pronto e posto dentro do currículo escolar.
Pois a matemática tem que ser vista e entendida como um processo histórico, inconsciente e natural e que esta faz parte do desenvolvimento social dos indivíduos.
Aplicando este método de ensino o professor estará tendo uma visão falibilista da Educação