erro de medida
CENTRO DE TECNOLOGIA ̶ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS
Curso: Engenharia Química
Disciplina: 5261 - Laboratório de Química Geral e Inorgânica
Professora: Dra. Angélica
Prática 04: Técnicas de separação e purificação de substâncias
Turma: C – 005
Jully Mayara Rojas R.A. 82654
Lorena Jacomini R.A. 82231
Maria Isabel T. Basei R.A. 81882 Mayara Carvalho Scarassatti R.A. 84684
Natália Monteiro de Souza R.A. 83562
Pedro Humberto F. Campiolo R.A. 85364
MARINGÁ – PARANÁ
2013
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de separar substâncias de um composto, purificá-las ou caracterizá-las, são utilizadas em laboratório algumas técnicas, que variam de acordo com o tipo da mistura analisada.
Para essa finalidade usa-se nas misturas heterogêneas a filtração, que consiste em separar líquidos e sólidos através da passagem do composto por um material poroso, o qual retém as partículas sólidas. Tal procedimento só alcança sua finalidade quando as partículas têm uma extensão maior que a do poro utilizado para a filtragem. Além disso, o sólido não pode estar nem mesmo parcialmente dissolvido no líquido. Utiliza-se instrumentos como papel filtro, funil de vidro, porcelana porosa, fibras de vidro ou amianto. As formas de dobragem do papel filtro também têm influência, sendo a dobra simples a que apresenta maior precisão, ou a múltipla, que promove pregas no papel tornando o processo mais rápido, ainda que não tão exato.
Existem ainda as misturas homogêneas, nas quais os sólidos estão completamente dissolvidos no líquido. Nesses casos o método anterior não pode ser utilizado e usa-se, portanto, a evaporação para obter-se novamente o sólido do composto, eliminando os fluidos. Esse método se favorece da grande diferença entre o ponto de ebulição dos sólidos e dos líquidos em questão.
Há ainda inúmeros outros processos de separação de mistura, os quais não importam neste momento, pois não foram