PAPER1
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as suas operações e negócios.
A ISSO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que as organizações podem estar preocupadas tanto com sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ao meio ambiente.
A ISSO 14001 integra estes dois motivos e tem uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental.Na prática o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.
Não é só uma norma "no papel'' - ela requer um comprometimento de toda organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão benefícios.
PARA QUE ELA É RELEVANTE?
Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes : autoridades governamentais locais e nacionais, regulamentadores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas.
As pressões socais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGS), universidades e vizinhos.
SEUS PRINCÍPIOS
A norma ISO 14001 tem o princípio baseado no ciclo PDCA do inglês ''Pan-do-check-act'' Planejar Executar - Verificar - Agir (corretivamente) ''.
1- PLANEJAR - necessário estabelecer objetivos e processos
Uma revisão geral inicial ou análise de lacunas dos processos e produtos da organização é necessária para identificar todos os elementos da operação e quando possível , operações futuras que possam interagir com os aspectos ambientais. Esse aspectos