SSH,NIS e NFS - trabalho de redes
O SSH permite administrar máquinas remotamente (executando tanto comandos em modo texto quanto aplicativos gráficos), permite transferir arquivos de várias formas diferentes e, como se não bastasse, permite também encapsular outros protocolos, permitindo, por exemplo, acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.
A tecnologia WDM proporciona um melhor aproveitamento da capacidade de transmissão das fibras ópticas, possibilitando a transmissão de diversos comprimentos de onda, de forma simultânea, em uma mesma fibra. Desta forma, com o uso da tecnologia WDM, é possível atender uma maior demanda de tráfego Error: Reference source not found.
A grande vantagem do SSH sobre outras ferramentas de acesso remoto é a grande ênfase na segurança. Um servidor SSH bem configurado é virtualmente impenetrável e você pode acessá-lo de forma segura, mesmo que a sua rede local esteja comprometida. Ele utiliza um conjunto de técnicas de criptografia para assegurar que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao servidor, que todos os dados transmitidos sejam impossíveis de decifrar e que a integridade da conexão seja mantida. Error: Reference source not found.
São previstas respostas para diversos tipos de ataques conhecidos. O SSH detecta casos em que o servidor tenha sido substituído por outra máquina, situações nas quais se tenta injetar dados na conexão (ou seja, tirar proveito de uma conexão aberta para incluir pacotes com comandos adicionais) e inclui até mesmo técnicas de "despiste", que tornam muito mais complicado descobrir em qual pacote encriptado foi transmitida a senha de acesso, por exemplo, dificultando a vida de quem pretende descobrir a senha usando um ataque de força bruta. Error: Reference source not found.
A idéia central é que, mesmo em situações onde seja fácil interceptar a transmissão (como no caso de uma rede wireless pública), seja impossível descobrir o conteúdo dos pacotes, devido à encriptação. É possível ainda,