FORUM VIRUS LINUX
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
RICARDO CESÁRIO DE ARAUJO
VIRUS NO LINUX
Na atualidade nenhum sistema e imune a vírus o que ocasiona são as diretrizes de segurança no entanto o Linux tem suas definições nas permissões de arquivos, usuários e grupos. ,O vírus pode prejudicar apenas o usuário final que esta executando o programa, ao contrário de outras plataformas como o Windows, sendo quem esta executado tem controle total sobre a máquina. Fazendo que seja, difícil o desenvolvimento de vírus pra Linux. No Linux para poder instalar algo o usuário deve entrar como administrador da maquina. Para ter um vírus instalado deverá escrever no diretório. De acordo com o site vivaolinux, estão listadas as 10 maiores vulnerabilidades do Sistema Operacional Linux/Unix, traduzido de Outubro de 2003 e que são válidas ainda hoje que são:
1. BIND - O BIND é o principal serviço de ataque dos hackers. A maioria dos bugs já foram resolvidos mas a maioria das pessoas mantém as versões mais antigas por uma questão de funcionalidade e por não disporem de tempo para a migração.
2. RPC - O RPC é um serviço para a chamadas de procedimentos que serão executados remotamente. É extremamente importante para a funcionalidade da rede interna pois é utilizado para distribuição de carga, processamento distribuído, cliente/servidor, etc. O NFS, que é um dos compartilhamentos de rede mais conhecidos e utilizados, usa diretamente o RPC.
3. Apache - Sem dúvidas nenhuma é um Web Server bem mais robusto que o IIS, mas não deixa de estar exposto à internet. Vários ataques a sistemas operacionais NIX ocorrem pelo Apache, principalmente para servidores com execução de scripts e permissões de acesso à programas.
4. Contas de usuários. Esta vulnerabilidade ocorre principalmente sobre contas com senhas fracas ou nulas. Parece ridículo, mas tem pessoas que conseguem invadir sistemas descobrindo senhas pelo método da tentativa e erro, e, geralmente, as senhas são as mais