Funções do profissional responsável pela administração de sistemas
Técnico-científicas
O profissional especializado em administração de sistemas aprende desde inicio recursos que o auxilia na instalação e administração de softwares – como Linux, configurar redes TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), e serviços para internet com segurança. Também é adquirido o conhecimento para projetar ou gerenciar, plataformas virtualizadas. O administrador de sistemas deverá ser encarregado de manter e operar computadores e/ou a sua rede. Uma das funções operadas por esses profissionais é que, eles são encarregados de instalar, suportar e manter servidores e outros sistemas, deverá estar sempre atento e preparado para responder a indisponibilidades de serviços e outros problema.
Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade, sendo que eles também incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas.
Mercado de trabalho.
É exigido na atualidade pela maioria das empresas no mínimo; a Formação – Graduação em Sistema de informação, Ciência da computação, Redes de computadores ou Engenharia da computação. O profissional deve ter experiência nos requisitos exigidos pelo empregador a fim de garantir a vaga e se destacar dos outros, exemplo; Conhecimentos e habilidades na instalação de softwares, diagnósticos e analises de problemas que possam danificar o Sistema operacional. Manuseio das peças do Computador, seus Hardwares e a manutenção e instalação deles. Implantação de redes tendo como foco a segurança, devido tratarem-se de informações que são sigilosas e de uso exclusivo da empresa, que são passadas