psicologia
Profª Patrícia Amélia Roveda
Trechos do livro:
CONCEITOS DE EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: glossário *
EDUCAÇÃO: É, antes de mais nada, ato de amor e coragem, que está embasado no diálogo, na discussão e no debate. O homem vive em constante aprendizado, não havendo homens “ignorantes absolutos”, já que existem diferentes saberes, alguns sistematizados, outros não.
“A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos” (Freire, 1983)
APRENDIZAGEM: Trata-se da real apropriação de conteúdos depois de assimilados, digeridos e transformados. A aprendizagem acontece quando o conhecimento enriquece a vida, a instrumentaliza e a dirige para novos conteúdos de conhecimento. Assim, aprende-se na medida em que se retém conteúdos que poderão ser utilizados em favor do crescimento individual; aprende-se quando se chega a conhecer o objeto da aprendizagem.
“[...] só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isto mesmo,reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas.” (Freire, 1992)
AUTONOMIA: É um processo gradativo de amadurecimento, que ocorre durante toda a vida, propiciando ao indivíduo a capacidade de decidir e, ao mesmo tempo, de arcar com as conseqüências dessa decisão, assumindo, portanto, responsabilidades.
“[A autonomia...] enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser. Não ocorre em data marcada. É neste sentido que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer, em experiências respeitosas da liberdade”. (Freire, 1996)
ENSINAR: É um processo dialógico e ativo do qual educador e educando participam, fazendo com que o educador atue como aquele que apóia o educando,