Questionário
a) O texto de João 4.1-41 revela o episódio de Jesus com uma mulher de Samaria e através do diálogo Jesus joga por terra três preconceitos existentes entre judeus e samaritanos que são:
Preconceito de raça, de superioridade e de religião. Historicamente e geograficamente a Cidade de Sicar ficava ao pé dos montes Ebal e Gerizim. Alguns manuscritos trazem a transcrição Sicar, mas um manuscrito siríaco diz Siquém, ou seja, um pedaço de terra que Jacó comprou de Hamor, pai de Siquém por cem peças de dinheiro. Hoje, Sicar é a moderna cidade de Askar, situada a um quilômetro e meio da fonte de Jacó. (Gn.26.18-32; 33,18-20; 48,22) sobre os poços cavados por Abraão e por Isaque, que também pagaram pelas terras dos siquemitas.
b) O texto de Apocalipse 3.16 refere-se a condição espiritual da igreja, que ficava em Laodiceia uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole e Roa, foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade. Uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, ( castelo velho). A razão de cristo chamar o lider da igreja de morno foi inspirado pelas fontes termais de águas quentes que havia na cidade e mostra que a neutralidade no caráter do cristão provoca repúdio, náuseas (vômito) em Cristo.
c) O texto de Marcos 7.26 narra a cura da filha endemoninhada de uma mulher cananéia (siro-fenícia) atual Líbano, onde no episódio, Jesus elogia a fé de uma mãe aflita. No texto paralelo de Mateus 15.21-28, vemos o fato mais bem detalhado onde o Senhor Jesus diz