Contação historias
O presente relato tem por objetivo relatar a prática pedagógica ao trabalhar um momento lúdico de contação de histórias. O mesmo descreve acerca do tema do livro, seu resumo, objetivo pretendido, relação entre a prática e a teoria estudada. Relata ainda, a prática em si, a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança, bem como a importância do relato como documentação pedagógica.
Diante de experiências vivenciadas no ambiente educativo, percebe-se a resistência de algumas crianças no momento de colaborarem com a organização dos brinquedos e materiais usados nas atividades, querem somente usufruir dos momentos prazerosos que tais brinquedos e atividades proporcionam. Diante deste contexto tornou-se oportuno a escolha do livro A Galinha Ruiva (recontado por Elza Fiúza), por ser um tema que mostra de forma lúdica, experiências que trazem ensinamentos e exemplos que servem de orientação à conduta. Um livro escrito por um discurso direto, onde os diálogos se repetem com versos rimados e cheios de frases exclamativas e interrogativas, o que leva a criança a interagir com a história. Uma história curta, com belas ilustrações, onde a personificação dos animais transporta as crianças para um mundo de fantasias de onde elas participam. A história gira em torno de uma galinha que ao encontrar uns grãos de milho, pensou logo em plantá-los. Para cada fase do trabalho, desde plantar até fazer os bolinhos, pedia a ajuda do porquinho e do patinho que se negaram, pois só queriam brincar. Após todo o trabalho, e já com o bolinho pronto, os dois queriam ajudá-la a comer, a galinha se negou dizendo que fossem brincar, pois comeria tudo sozinha. A história encerra com a lição que o porquinho e o patinho aprenderam, que se quiserem coisas gostosas, devem trabalhar também.
Tal prática vem de encontro aos eixos estudados, haja vista a importância do conto e reconto de histórias para a Educação Infantil onde o educador coloca a criança em