Psicologia
AD 02 Exercício 03/05 (2 pontos) – (Semana 12 – prazo: 14/10/2013 a 20/10/2013)
Orientação: As relações de poder no interior das organizações podem ocorrer de diferentes maneiras. Maximiano (2006 a) considera que poder é a capacidade de influenciar indivíduos, grupos, acontecimentos e decisões, e está intimamente relacionado à liderança.
Questão: Relate, a partir de seu ambiente de trabalho (ou outro caso em particular), como o sistema de relações de poder está estruturado, segundo as premissas apontadas por Maximiano: poder de recompensa, coercitivo, legítimo, controle de informação, de referência e técnico. DICA: Na unidade V você encontra aspectos sobre relações de poder mas amplie seus conhecimentos pesquisando outras fontes como artigos científicos por exemplo.
R.: A Atento S/A é uma empresa do ramos de Call Center, lá conseguimos verificar mais quantidades de relações de poder nas relações entre os funcionários,como por exemplo:
Poder de Recompensa: Esse tipo de poder é bastante utilizado nas relações entre Coordenadores, Supervisores e Teleoperadores. Um exemplo que darei é da relação entre os supervisores e seus teleoperadores, caso o teleoperador faça um bom trabalho, seja pontual, não queime as pausas, atende bem os clientes, seja bem avaliado ou seja amigo do supervisor, o mesmo pode ser recompensado com a proteção do supervisor, como alteração de horário para tirar do sistema o atraso do teleoperador, ou até mesmo dar uma folga em dia que o mesmo tenha faltado, e recompensas como folgas extras ou folgas casadas (dois dias seguidos de folgas), assim como também, tirá-lo temporariamente de atender aos clientes via telefone por alguns dias, para ajudar administrativamente o supervisor. Essas são algumas recompensas que o Supervisor pode dar para alguns dos seus teleoperadores.
Poder coercitivo: O Supervisor tem várias ferramentas de avaliação além de poder punir seus teleoperadores com advertência (que pode chegar ao