Psicologia
Pergunta 1: Avaliar a importância da Revolução Francesa
A Revolução Francesa teve um impacto que irradiou para o restou da Europa e do Mundo.
Iniciada em 1789, é um ponto de chegada (do Antigo Regime) mas também é, simultaneamente um ponto de partida – do Liberalismo. Os ideais liberalistas (nos contextos económico, social e político) triunfaram, espalhando-se pelo Mundo.
Esta difusão dos ideais da Revolução influenciou, de um modo geral, todas as revoluções e processos de independência posteriores a ela, com especial incidência na América Latina, ajudando à emancipação da mesma.
Num contexto mais abrangente, a Revolução Francesa marcou o termo da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, que perdura até aos nossos dias.
Pergunta 2: Contextualizar a Revolução Liberal Portuguesa de 1820
Ao abrir o século XIX, Portugal parecia escapar aos ventos do Liberalismo que sopravam fortemente na França Revolucionária e dela irradiavam para o restante continente. O Absolutismo estava para durar, tanto mais quanto se escudava na ação repressiva da Inquisição, da Real Mesa Censória e da Intendência-Geral da Polícia.
Nas vésperas da Revolução Liberal, Portugal apresentava uma sociedade típica de Antigo Regime: uma sociedade de ordens, estratificada e hierarquizada (privilegiados e não privilegiados), onde a classe camponesa vivia na miséria.
Em termos económicos, verificava-se uma crise financeira (défice elevado) e uma crise agrícola. Esta ruralidade imperava em Portugal, sendo um país pobre e com falta de tecido urbano e industrial.
A Conspiração de 1817, o desejo de expulsar os ingleses, o regresso do rei do Brasil e abertura dos portos brasileiros aos bancos ingleses são características internas portuguesas.
Politicamente, vigorava o Absolutismo - em que os poderes eram concentrados no rei – e era uma monarquia de direito divino, pois o rei governava de acordo com a vontade de Deus, e não dos Homens. Toda a administração