Psicologia e suas modalidades
No mundo atual a psicologia, está cada vez mais presente em nosso cotidiano, e cada vez mais aceita na sociedade, porém, para o público leigo, ainda há quem diga que psicologia estuda loucos, ou “cuida” de loucos, ou então imaginam pessoas com jalecos brancos trabalhando para doentes mentais, ou fazendo experiências com ratinhos de laboratórios. A maioria das pessoas tem apenas uma vaga idéia do que se trata e do que realmente fazem os psicólogos
Com o objetivo de esclarecer algumas principais dúvidas, daremos inicio ao estudo de conceitos, modalidades, objetivos de estudo e métodos de investigação da psicologia, tendo em vista deixar claro para o maior número de pessoas, o que realmente envolve a psicologia.
2. Conceito de Psicologia
Mira Y López (1964) compreende que a definição de o que é psicologia não é nada fácil quando se é desejado com rigor cientifico. Pode-se dizer que “(...) psicologia é o conjunto de conhecimentos que servem para nos conhecermos a nós mesmo e compreender os modos de ser (pensar, sentir e fazer) de nossos semelhantes,m ou seja, é o estudo das funções mentais e das atividades pessoais” (LÓPEZ, 1964)
“Já, a definição da palavra “psicologia” vem do grego antigo, união de “psyche” ou seja,”alma” ou “mente”, com logia “estudo” ou “relato”. É a ciência da mente e do comportamento” (Catherine Collin, Nigel Benson, J oannah Ginsburg, Voula Grand, Merrin Lazyan & Marcus Week, 2012)
A psicologia pode ser entendida como uma ponte entre filosofia e fisiologia. (Catherine Collin et al., 2012)
“A psicologia examina os processos mentais que nele acontecem e como se manifestam no nosso pensamento, discurso e comportamento”. (Catherine Collin et al., 2012).
Conforme Braghirolli, Bisi, Rizzon, & Nicoletto (2010) muitas compreensões em relação ao psicologia foram obtidas por estudos científicos que, muitas vezes, são chamados de ciência