T.o. - temas para teoria das organizações
Temas em Teoria das Organizações
Com o objetivo de estudar as teorias aplicadas às organizações, que basicamente se desenvolveram na segunda metade do século XX, o enfoque da matéria é possibilitar a compreensão de estruturas e processos organizacionais, bem como o seu contexto social e histórico. Seu estudo permite uma melhor compreensão do impacto na sociedade e nas organizações, assim como orienta o pensamento estratégico.
As teorias clássicas surgiram junto com o desenvolvimento das primeiras grandes empresas industriais, seu enfoque era a descoberta de regras padrões e códigos de conduta necessários para o bom funcionamento de uma organização. Nessa fase o enfoque era na adaptação do funcionário ao processo produtivo. Como temas citados para futuros trabalhos ligados a essas teorias temos: “o uso do modelo da administração científica de Taylor nos dias atuais”, “Método do estudo de tempos e movimentos: A desagregação de tarefas como forma de minimizar o tempo de execução”, “ A análise da estrutura hierárquica das organizações segundo Fayol”, “Formas de otimizar o relacionamento ao longo da cadeia hierárquica de uma organização segundo as teorias de Fayol”, “O comportamento do indivíduo através da estrutura burocrática de Weber”, “O problema de grandes cadeias hierárquicas em empresas públicas”.
Surgindo em tempos mais modernos, a abordagem comportamental aparece em contraponto à visão estrutural das teorias clássicas. Nessa abordagem o indivíduo é o ponto de partida, o elemento central da organização, ele deve ser o foco de análises para que se possa entender o funcionamento da organização. Através dessa abordagem as organizações devem se estruturar em função dos seus funcionários, e não mais o inverso. O trabalhador passa a ser um elemento crucial, ativo dentro da organização. Como temas para futuros trabalhos, pode-se citar: “A economia do conhecimento e mudança no comportamento organizacional das empresas”, “ O estilo de