Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a invenção desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. De acordo com o Ministério da Saúde, o CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), que proporciona atendimento diário, além das consultas psiquiátricas e visitas domiciliares.
O centro é composto por uma equipe multidisciplinar que possuem diversas formações de nível superior e médio numa equipe formada por: Enfermeiro, Psiquiatra, Psicóloga, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Farmacêutica, Auxiliar/Técnico de Enfermagem e pessoal de apoio (Auxiliar Administrativo, Cozinheira, Auxiliar de cozinha, Oficineira, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais e Porteiro), que têm como finalidade normalizar e padronizar os procedimentos, condutas profissionais dentro do Centro de Atenção.
O CAPS oferece serviços comunitários ambulatoriais e regionalizados nos quais os pacientes recebem consultas médicas, atendimentos terapêuticos individuais e/ou grupais, podendo participar de ateliês abertos, de atividades lúdicas e recreativas promovidas pelos profissionais do serviço, de maneira mais ou menos intensiva e articulada, voltado para o