psicologia do esporte
RESUMO
O objetivo do estudo foi verificar o trabalho da psicologia do esporte na iniciação esportiva e os treinadores. A pesquisa foi realizada com 18 alunos de idade entre 14 a 17 anos. Os alunos responderam a um questionário composto por doze questões referente à psicologia do esporte na prática esportiva. Os treinadores avaliam todos os aspectos do treinamento primordiais, porém uma pequena parcela conhece o aspecto psicológico. O esporte enquanto uma instituição social possibilita várias áreas à busca em relação á compreensão desse fenômeno.
Palavras-chave: Psicologia do Esporte. Iniciação Esportiva. Treinador.
ABSTRACT (OPCIONAL)
Key-words: Psicologia do Esporte. Iniciação Esportiva. Treinamento Esportivo.
PSICOLOGIA DO ESPORTE
O esporte enquanto uma instituição social, permite diversas áreas uma busca em relação á compreensão desse fenômeno, é o foco do desenvolvimento do trabalho é a influência dos aspectos psicológicos com a prática esportiva.
A relação entre esporte e psicologia começou a ser estabelecida e dinamizada no final do século XIX com os primeiros estudos que tentavam identificar as influências dos fatores psicológicos no rendimento de atletas. A partir de estudos desenvolvidos por Colleman Grifth essa relação passou a ser melhor definida. Novos laboratórios surgiram nos Estados Unidos e na Europa aumentando consideravelmente o número de investigações e também a sua qualidade. A partir de 1965, quando Ferrucio Antonelli e Antonio Salvini realizaram o Primeiro Congresso Mundial de Psicologia do Esporte (em Roma), essa disciplina entrou definitivamente no rol das chamadas "Ciências do Esporte". (CORTEZ, DE ROSE JÚNIOR, KNIJNIK, SIMÕES, 2004; WEINBERG; GOULD, 2001).
Contudo, a psicologia do esporte trabalha com técnicos, treinadores e atletas iniciantes e praticantes do esporte, com objetivos de buscar conseguir melhorar o desempenho em