Psicologia e saude publica
Prezados colegas,
Ao iniciarmos esse curso que propicia o encontro entre profissionais que atuam em Políticas de Saúde Brasileiras, quero agradecer ao Conselho Federal de Enfermagem – COFEN por esse desafio que incentiva o nosso encontro.
Com esse curso, acreditamos na importância em atualizar os profissionais de saúde para a sensibilização dos problemas na população e também, implementar uma estratégia consciente na avaliação da qualidade de vida das comunidades buscando o aprimoramento na discussão e na identificação desses problemas imediatos, incluímos também a ótica do usuário.
Por isso, precisamos consolidar reflexões na área de saúde pública, criando novas idéias e diálogos entre os profissionais de saúde, tendo em meta o cliente.
A necessidade de padrões aceitáveis de emprego e segurança, alimentação adequada, educação básica, saneamento, melhores condições ambientais e garantia de acesso aos serviços de saúde dão ênfase à promoção e à prevenção da qualidade de vida da população.
Tal entendimento, com relação à saúde no Brasil deverá ser analisado de acordo com o contexto social e econômico em que vive o país.
Os impactos causados por pressões sociais como: a urbanização acelerada, o envelhecimento da população, a volta de doenças típicas e julgadas erradicadas exigem programas específicos de políticas de saúde no enfrentamento dos problemas sociais nas diferentes regiões brasileiras.
Acreditando que a saúde no Brasil vem sendo uma preocupação governamental, destacamos os principais programas e suas possibilidades de intervenção nas camadas mais vulneráveis da população.
Neste primeiro Núcleo Temático, vamos estudar os seguintes programas: 1. Programa de Saúde da Família - PSF 2. Programa de Saúde da Mulher 3. Programa de Saúde da Criança e do Adolescente 4. Programa de Saúde do Idoso 5. Programa de Doenças Sexualmente Transmissiveis – DST/AIDS 6. Programa Diabetes - Hipertensão – Hiperdia
Então,