psicologia e saúde pública
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS –
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA NA COMUNIDADE
“SAÚDE”
Alexandre de Assis Avelino
Novembro
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso Psicologia
6º Período
Disciplina: Estágio Supervisionado VI
Professor Orientador : Bruno Vasconcelos de Almeida
RESUMO
Este trabalho retrata as práticas desenvolvidas da psicologia na comunidade no estagio VI do Cento de Saúde Carlos Prates 2º semestre 2013, bem como os aprendizados que tal atividade acrescenta ao currículo do aluno traduzindo no aqui agora as vivências neste contexto, suas nuances, necessidades, predominâncias de demandas, incertezas e dificuldades. As atividades foram demandadas através do Centro de Saúde Carlos Prates e foram supervisionadas em caráter grupal na PUC, onde as práticas puderam ser partilhadas e as condutas orientadas sempre com um caráter de contemporaneidade, de forma que os estagiários não se prendessem a saberes pré-definidos e que a busca pelo conhecimento, a partir das supervisões e das práticas, fossem uma contínua descoberta.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1.INTRODUÇÃO. 4
2. DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO. 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4. METODOLOGIA UTILIZADA 9 4.1. Delimitação do Estudo 9 4.2. Técnica de Coleta de Dados 9
4.3. Caracterização do Estudo 10
4.4. Perguntas de Estudo 10
5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 11
6. CONCLUSÃO, PROPOSTA E CONSIDERAÇÕES FINAIS. 15
7. LISTA DE REFERÊNCIAS 17
1.INTRODUÇÃO.
Como é concebida na prática, a psicologia na comunidade, inserida no contexto da saúde pública? Quais os desafios encontrados?
Neste artigo serão relatadas, além das vivências da psicologia na saúde pública, questões reflexivas como as expectativas dos usuários em relação à psicologia, quais de fato, são as contribuições trazidas para as práticas na saúde pública e, também