Psicologia e educação: da inclusão e da exclusão ou da exceção e da regra
PSICOLOGIA E
EDUCAÇÃO: DA INCLUSÃO
E DA EXCLUSÃO OU DA
EXCEÇÃO E DA REGRA
* Observação:
Os slides foram redigidos de forma que o receptor possa compreender o contexto, pois foram transcritas falas, por isso a extensão textual.
Introdução
Neste capítulo a temática refere-se à exclusão, de modo que o estudo só é realizado pois busca incluir-se o que está excluído.
O que é exclusão?
¨Exclusão - tem o significado de reconhecer que há um curso comum ao qual uma parcela da população fica à margem está marginalizado, mas também leva a reconhecer que na sociedade capitalista os marginais ou marginalizados não estão excluídos¨ (BARROCO, 2003).
Barroco ainda afirma que “o capitalismo inclui a todos; todos são partícipes, de um modo ou de outro; todos estão incluídos para participarem de alguma forma peculiar de tal sociedade”
No entanto, na visão do grupo o CAPITALISMO é uma das principais formas de exclusão da sociedade. O capitalismo vende a idéia do trabalho e da liberdade, onde todos os seres são livre para fazerem o que quiserem, mas, para tal, necessitam de dinheiro, e para isso faz-se necessário o trabalho. Então, podemos dizer que a nossa liberdade esta atrelada ao trabalho. O referido sistema capitalista, tem como pilar de sustentação dois pressupostos: 1º) competição – mecanismo este que permite que o capitalismo esteja sempre em revolução;
2º) consumo – fator este que nos impulsiona a querer sempre mais; movendo assim a competitividade e o consumismo;
Contudo, a nossa liberdade é a apenas usada como uma simbologia pois, é uma idéia que alivia o peso do trabalho, ou seja, se não trabalharmos não conseguiremos meio para nosso sustento.
O capitalismo inclui a todos?
É próprio do capital ocorrer a exclusão.
Os indivíduos valem quanto pesam seus bens.
¨[...] o