Defici ncia Mental 2
ROteiro básico
Definição
Critério
Diagnóstico
Abordagem da Psicologia
Papel da Psicologia
Educação e Trabalho
A deficiência intelectual ou mental é conhecida por problemas com origem no cérebro e que causam baixa produção de conhecimento, dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual.
Embora seja possível identificar a maior parte dos casos de deficiência mental na infância, infelizmente este distúrbio só é percebido em muitas crianças quando elas começam a frequentar a escola. Isso acontece porque esta patologia é encontrada em vários graus, desde os mais leves, passando pelos moderados, até os mais graves. Nos centros educacionais as exigências intelectuais aumentam e aí a deficiência mental torna-se mais explícita.
Um mito em torno da Deficiência Mental, e isso influi no diagnóstico, é acreditar que a criança com este problema tem a aparência física diferente das outras. Como foi referido, as de grau mais leve não aparentam ter deficiência, assim não se deve esperar encontrar este sinal clínico para caracterizar a pessoa com necessidades especiais. Pode-se encontrar uma exceção nos que acusam um distúrbio mais grave e severo, assim como na Síndrome de Down, que apresentam em comum fisionomias semelhantes.
Diagnóstico da deficiência mental
Características da criança com deficiência mental
Podemos dividir os sinais apresentados por essas crianças em quatro áreas:
Área motora
Geralmente as crianças com deficiência mental leve não apresentam diferenças em relação aos colegas da mesma idade sem necessidades educativas especiais, podendo por vezes ter alterações na motricidade fina. Em casos com problemáticas mais severas as incapacidades motoras são mais acentuadas, há falta de equilíbrio, dificuldades de locomoção, de coordenação, e dificuldades na manipulação dos objetos.
Comparativamente às crianças não deficientes, as crianças com deficiência mental podem começar a andar um pouco mais tarde, geralmente são de estatura mais