Psicologia e aprendizagem
Essa abordagem sobre a importância dos jogos na educação tem objetivo de compreender a importância dos jogos e brincadeiras enquanto opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento na Educação Infantil.
Os jogos na educação infantil são de suma importância para o desenvolvimento da criança no ensino aprendizagem, uma vez que a criança desenvolve o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída. Ao trabalhar com jogos é necessário que haja uma infinidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender . E importante também que o professor conheça os objetivos do jogo, domine as técnicas, o vivencia, discuta de forma crítica a possibilidade de utilizá-lo em suas aulas.
Para que possamos compreender o uso de jogos, precisamos fazer uma retrospectiva histórica, tendo por base estudos bibliográficos, para entendermos a importância dos jogos e brincadeiras desde os séculos passados.
Desde tempos remotos, o jogo fazia parte da cultura de um povo. O jogo reflete aspectos da sociedade na qual ele surgiu. Entre os gregos, por exemplo, os jogos estão relacionados ao caráter físico, as artes e a logica, que são elementos marcantes em sua sociedade. Segundo Platão (sec.III0, que já dava ao esporte o seu devido valor na formação do caráter e da personalidade, os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos). Já entre os egípcios, romanos e mais, os jogos serviam de meio para a geração jovem aprender com os mais velhos valores e conhecimentos, como também normas e padrões da vida social.
De acordo com Kishimoto (1992), que faz um apanhado histórico do uso de jogos no contexto social, o jogo veio ganhar um valor crescente na década de 60, com o aparecimento de museu, com concepções mais dinâmicas, onde nesses espaços as crianças podiam tocar e manipular brinquedos e jogos. Esse