trabalhando a sociologia
PROF. Olga
ACADEMICAS: Amanda Cardoso e Isabella Lázaro
1º PERÍODO B
Ideologia
A ideologia pode ser conceituada de várias maneiras, como o estudo das ideias, no seu sentido etimológico, conjunto de ideias, valores, maneira de sentir e pensar de pessoas e grupos, no seu sentido positivo, e ideias erradas, incompletas, distorcidas e falsas sobre fatos e realidade, no seu sentido negativo.
A linguagem e a comunicação são capazes de transmitir significados e valores capazes de interferir na ideologia da sociedade. Através disso surge uma predefinição do que é certo-errado, bom-mau, verdadeiro-falso. A superestrutura compreende a estrutura jurídica (o Direito e o Estado) e a ideologia (moral, política, religião etc.). Essas prescrevem papeis sociais e funções de cada pessoa determinando assim as relações sociais de cada indivíduo. A sociedade dispõe de elementos que contribuem para sua segurança que são os aparelhos repressivos cuja função de manutenção utiliza a força, a violência ou a coação-repressão. Existem ainda os aparelhos ideológicos os quais utilizam da persuasão.
Muitas são as queixas relacionadas aos problemas sociais, em que na maioria das vezes sua causa está na própria instituição que a criou, pelos interesses de algum grupo, assim camuflando o real “problema”. Muitas vezes o verdadeiro “problema” não é percebido por todos, visto que sua verdadeira causa é a maneira de como as coisas são repartidas, isto é, problema é o modo de produção capitalista, baseado em relações de dominação de um sobre os outros e a exploração do trabalho pelos que detêm os meios de produção.
São várias as teorias de como se aprende e como se ensina, podendo ser englobadas em duas matrizes principais. A matriz dos condicionamentos, ou comportamental diz que o aprendizado é transmitido através do processo de imitação e repetição, podendo ser encontrada, por exemplo, no meio operário, em que necessitam de rapidez e eficiência para