surgimento da sociologia
A sociologia surge no final da idade média no século xv, pois ela não possui um só fundador e também não surgiu por acaso, foram vários estudiosos trabalhando para esta descoberta.
Em 1760 a 1850, houve a revolução industrial na Inglaterra, pois as populações urbanas e rurais passaram a fazer parte das grandes potencias industriais.
Em1789, foi a queda da prisão real de Paris na revolução francesa, entanto foi o século das luzes que elevou a razão e a ciência ao degrau mais auto da existência humana. Alguns estudiosos que defendiam a idéia de sociologia foram Augusto Comte, Karl Marx, Max Weber, e Émile Durkem.
A sociologia de Augusto Comte, segundo ele iniciou-se em três estágios: teológico,metafísica,e o positivismo, este ultimo representa o começo do progresso na humanidade, porem à participação de grandes obras como a de Karl Marx, suas principais obras foram a ideologia Alemã, miséria da filosofia, para crítica da economia política, a luta de classes em França e o capital.
A de Émile Durkem, suas principais obras são: Divisão do trabalho social, as regras do método sociológico, formas e elementos da vida religiosa, educação e sociologia, sociologia e filosofia, lições de sociologia, o suicídio.
E a sociologia de Max Weber, sua maior influencia nos ramos especializados da sociologia foi no estudo das religiões, estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas. O que é sociologia?
Existem duas maneiras básicas de se definir sociologia: a primeira delas e quando nós pensamos que sociologia é como ciência da sociedade, e a segunda sociologia e como um assunto das relações humanas dessa sociedade, ela difere das demais ciências humanas, justamente por esse foco, se nós olharmos a sociedade com esse ponto de vista, a pisicologia nós percebemos em especial o estudo do homem na sociedade e não o estudo da sociedade e seus efeitos no homem assim a filosofia e as demais ciências humanas.
O que é sociedade?