histologia
Bruna Ferreira C. Amaro, nº.
Thainá Guimarães, nº 27.
Histologia Animal
Pouso Alegre
Outubro/2013
Bruna Ferreira Carmelio Amaro
Thainá Guimarães
Histologia Animal
Trabalho escolar sobre histologia animal, apresentado para avaliação de nota referente ao 4º Bimestre de Biologia.
Orientador: Hallan Beraldo
Pouso Alegre
Outubro /2013
Sumário
Introdução:
Histologia (do grego- Hydton: Tecido e Logos: Estudo) é a área da Biologia responsável pelo estudo dos tecidos: Conjuntos, parte estrutural e funcional, desempenho, função e sistemas , tendo como foco os animais vertebrados.
Histologia Animal:
Tecido:
O tecido e um grupamento celular com a mesma origem embrionária e dependendo da origem embrionária e da função exercida dentro no nosso organismo ele se apresenta de varias formas
Ex: A nossa pele: tecido epitelial de revestimento, tecido nervoso onde está nosso cérebro e nervos, tecido muscular que forma o estomago ou muscular estriado esquelético que fara nossa formação corporal. Ou seja, temos vários grupamentos desempenhando funções orgânicas que nasceram do mesmo ponto, que tiveram a mesma origem embrionária.
Como são formados os tecidos?
Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
Os tecidos são classificados em:
Tecido Epitelial:
Serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo. Existem dois tipos de epitélios: Revestimento:
Funciona como uma membrana isolante, que reveste toda superfície interna e externa do organismo. As células que