Psicologia TTI
Exemplo
Colocar diante da criança uma figura propiciadora de reflexão; pode ser de gibi, livro, revista, não importa o que vale é que a figura tenha uma cena que facilite o diálogo e a reflexão. Figuras como essa, bem expressivas e que chamam a atenção das crianças, permitem que elas se coloquem no lugar de outra pessoa. Isso é fundamental para a educação emocional: se colocar no lugar do outro, olhar para o próximo e identificar se ele está bem ou não, imaginar os diferentes tipos de emoção. Sempre que encontrarem figuras assim, ou parecidas, explorem, elaborem diálogos para que as crianças exercitem o desafio de imaginar a emoção do outro.
No caso dessa figura a sugestão é explorar a exclusão de um amigo. Questionar como se sente uma criança que fica de fora das brincadeiras e que sugestões a própria criança é capaz de apontar como possibilidades de ajuda ao colega excluído. É um tipo de exercício sobre a importância de se colocar no lugar do outro.
http://www.sermaeetudo.com.br/tag/aprendizagem_humana/page/5/
Capacidade de reconhecer os próprios sentimentos: se não for capaz de avaliar a qualidade e intensidade dos próprios sentimentos, o individuo não poderá definir até que ponto estes sentimentos o estão influenciando e às pessoas que o cercam.
Mesmo a educação que recebemos de nossa família raramente nos orienta a olharmos profundamente para nosso interior a fim de descobrir nossos sonhos e desejos mais íntimos e abraçá-los como objetivo de vida que nos trará felicidade.
Em geral somos orientados a ver a felicidade como algo que virá automaticamente se seguirmos um “script” já traçado pela sociedade. Neste script, a prioridade é ganhar dinheiro: conseguir um bom trabalho que nos