Aspectos e impactos ambientais
Nos últimos anos, contatou-se, que as cidades de Piarapora, Formiga e Arcos, vêm sofrendo com o aumento de inúmeras doenças como Leptospirose, tétano, infecções intestinais, e a grande proliferação de insetos, desencadeada pelo acúmulo de lixo e consequentemente o crescimento de lixões nestas cidades.
Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, foi elaborado um projeto que prevê a construção de uma ponte que começará na cidade de
Pirapora, interligando estas cidades ao principal aterro sanitário da região, uma vez que o único meio de ligação do Aterro a estas três cidades é o principal rio da região, o Rio Madeira.
Por se tratar de uma construção sobre o leito de um rio, será necessário fazer o seu desvio provisório no trecho do seu leito onde se pretende trabalhar. As alterações a serem provocadas em virtude da obra de implantação da ponte sobre o Rio Madeira, apresentam componentes positivos e negativos de acordo com o meio a ser afetado.
A Ponte fará uma ligação Rodoviária entre os municípios de Pirapora, Formiga e Arcos, que além de ajudar a solucionar o alívio do acúmulo de lixo da região com o fácil acesso ao Aterro Sanitário, promoverá maior interação entre as cidades, onde atualmente, a travessia é possível somente de barco.
A expectativa da maioria da população da área de influencia do empreendimento é bastante positiva, uma vez que a concretização do projeto vai trazer qualidade de vida à população. Porém há que se considerar, no entanto, que a ponte trará inúmeros impactos negativos, motivo no qual uma parte da população tem se manifestado de forma considerável contra a implantação do projeto.
A ponte trará impactos negativos aos trabalhadores que efetuam a travessia do rio, possivelmente causando na atividade e prejuízos econômicos e sociais, uma vez que tal serviço é responsável pelo sustento de várias famílias.
A implantação da ponte potencializará também a geração de impactos