Aspectos e Impactos Ambientais
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
E
PRINCIPAIS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sistema de Gestão Ambiental
Curvelo, Outubro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
Quaisquer acidentes que possam vir a causar impactos ao meio ambiente são chamados acidentes ambientais. Uma maneira de evitar a ocorrência desses acidentes é a avaliação das consequências que as interações de determinadas organizações provocam no meio ambiente, de forma a minimizar os impactos causados. Esta avaliação é baseada num levantamento de aspectos e impactos ambientais das atividades da organização, onde os aspectos são as atividades que causam os impactos, estes podendo ser negativos ou positivos.
Este levantamento constitui um item fundamental para empresas que buscam o certificado da norma ISO 14001, que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Organizações interessadas em obter lucros e reduzir impactos ambientais procuram basear seu SGA na ISO 14001.
2. ISO 14001
A Norma ISO 14001 foi criada com o intuito de normalizar o gerenciamento de atividades que oferecem impactos ambientais e possibilitar, por meio de suas orientações e diretrizes gerenciais, a redução desses impactos e a promoção da melhoria contínua nas trocas entre a organização e o meio ambiente.
Certificar o sistema de gestão ambiental de uma organização na ISO 14001 significa que um organismo certificador a avaliou e concluiu que está conforme com os requisitos definidos na norma.
A certificação na ISO 14001 traz inúmeros benefícios à organização, entre eles: demonstrar, para reguladores e governo, um comprometimento em obter conformidade legal e regulatória; demonstrar existência de comprometimento ambiental para os stakeholders – partes interessadas nas ações e opiniões da organização –; gerenciar melhor os riscos ambientais, atuais e futuros e reduzir potencialmente os custos de