PSICOLOGIA TRABALHO 1
Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
Disciplina: Psicologia das Organizações
Professora: Sheyla Siebra
Atividade Complementar-2º Estágio
Campina Grande, 15 de Agosto de 2014
Referencial Teórico
Teoria do Etresse
Siligmann-Silva (1995) distingue três grandes conjuntos de modelos teóricos em saúde mental e trabalho: as teorias sobre estresse, a corrente voltada para o estudo da psicodinâmica do trabalho e o modelo formulado com base no conceito de desgaste mental.
O conceito de estresse surgiu por volta dos anos 30 pelo endocrinólogo fisiologista canadense de origem austríaca, Hans Selye, para designar uma “síndrome geral de adaptação”, constituída por três fases: reação de alarme, fase de adaptação e fase de exaustão) e com nítida dimensão biológica. O conceito de estresse vem sendo bastante utilizado tanto nos estudos e pesquisas científicas e acadêmicas, como nos órgãos de comunicação e na linguagem cotidiana. Segundo Selye, o estresse é um processo vital e fundamental onde pode ser dividido em dois tipos, ou seja, quando passamos por mudanças boas temos o estresse positivo e quando atravessamos alguma fase negativa estamos vivenciando o estresse negativo.
O ambiente de trabalho vem se modificando com o decorrer dos anos e vem também acompanhando o desenvolvimento tecnológico que vem ultrapassando gradativamente o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores nas organizações. Os indivíduos vivem nos dias atuais sobre constante pressão, sendo cobrados o tempo todo não apenas no trabalho, mas também na sua vida de maneira em geral. O estresse em certos ambientes, chamado de estresse ambiental, pode exercer muita influência na forma como as pessoas/trabalhadores, se comportam na sociedade e como o fato de o indivíduo se tornar uma pessoa agressiva, por exemplo.
Lazarus e Folkman (1984) definem estresse psicológico como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao