Trabalho Psicologia 1
O Behaviorismo ou Análise do Comportamento iniciou-se em 1913 com John B. Watson, o termo vem de behavior que significa comportamento e conduta, fazendo o comportamento, o objeto do estudo deste método. Nesse momento a psicologia deixa de ser objeto de estudo da filosofia e torna-se objeto de estudo da ciência. Assumindo uma postura metodológica com novos padrões a serem estudados.
Os estudos se baseiam nas interações entre os indivíduos e o ambiente, o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano. Entre a prática do individuo e a resposta que o ambiente devolve a partir do estímulo realizado pelo mesmo, sendo ação e reação.
O Behaviorismo continua se modificando através de novas perspectivas e nesse aspecto entra B. F. Skinner adotando o Behaviorismo radical, através da análise experimental do comportamento. Os pensamentos de Skinner se fazem através da ideia do Comportamento Operante, que explica a maioria de nossas interações com o ambiente. Skinner se opõe a Watson a partir de estudos que avaliam a repercussão e a validade das pesquisas científicas experimentais no estudo do comportamento. Ele acaba defendendo em sua teoria que as evidências que definiam os variados tipos de comportamento deveriam ser concretas e não abstratas.
Apesar de suas variadas análises de comportamento, o Behaviorismo tem como uma das suas mais importantes funções descrever nossos comportamentos em todas as situações e nos ajudar a identificar os meios para modifica-lo, sempre pensando na melhoria e no bem estar social.