CI NCIA POL TICA Resumo
ESTADO
CONCEITO: É a corporação de um povo, assentado num determinado território, que visa realizar o bem público, dotada de um poder originário de mando.
ORIGEM: Família: desenvolvimento e ampliação. Ficou concluído que não é aceito como regra, pois não é político; Guerras: imposição da vontade dos vencedores; e Consenso: o Estado nasce de um ato de vontade do homem que a ele cede seus direitos em busca de proteção. (Idade média até atualidade).
EVOLUÇÃO: Estado Originário: nasce do consenso da sociedade; Estado Secundário: conjunção de vários Estados em um só ou o contrário (desmembramento do Estado Originário – Ex: URSS); e Estado Derivado: parte do consenso de um outro Estado que permite a sua soberania – Ex.: Israel.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: Povo, território e poder político.
SOCIEDADE
ORIGEM: Família, religião, escola. Reunião de princípios morais.
CONCEITO: Coletividade de indivíduos reunidos e organizados dentro de um mesmo território para alcançar uma finalidade comum.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS: Materiais: homens e base física. Formais: normas jurídicas, organização e poder. Finalísticos: bem comum, progresso, cultura, etc
SOCIEDADE NATURAL: “O homem é um ser social por natureza”.
SOCIEDADE CONTRATUAL: “A sociedade é o produto de um acordo de vontades, um contrato hipotético celebrado entre os homens”.
TERRITÓRIO
Elemento essencial à existência do Estado. É a base física, a porção do globo por ele ocupada, que limita a sua jurisdição e lhe fornece recursos materiais. É delimitado pelas fronteiras que podem ser naturais ou artificiais.
TERRITÓRIO POLÍTICO (Metropolitano) – É onde se instala o poder.
TERRITÓRIO COMERCIAL ou ESTRATÉGICO – Pode estar fora das fronteiras (ex.: embaixadas, bases militares).
POVO
Indivíduos pertencentes