Problemas filosóficos (manual 10º ano)
José, cientista botânico e visita á América do Sul, chega a um aldeia onde Pedro, um militar, se prepara para ordenar a execução de vinte índios. A população da aldeia tem protestando frequentemente contra a politica do governo. Para aterrorizar a população da aldeia, Pedro recebeu ordens para escolher vinte pessoas e fuzilá-las. Tratam-se de pessoas inocentes.José sente revolta perante a situação e dá sinais do seu descontentamento. A percebendo-se disso, Pedro decide darlhe a possibilidade de intervir. Propõe-lhe que, se matar um dos vinte índios, salvará a vida dos restantes dezanove. Se recusar esta proposta, as vinte pessoas as vinte pessoas inocentes morrerão.
Problema 2
Um amigo quer contar-lhe um segredo, mas antes de o fazer pede que lhe prometa não contar a ninguém. Dá a sua palavra. O amigo confessa-lhe que atropelou uma pessoa e, que por isso, se vai refugiar na casa de um familiar. Sabe quem é o familiar e onde mora. A policia após algumas investigações suspeita que o seu amigo é o causador dos graves ferimentos da pessoa atropelada.
Acaba por ser convocado para depor. Que normas morais estão em conflito? O que deve fazer?
Problema 3
No seu país, a tortura de prisioneiros de guerra é proibida. É tenente do Exército e recebe um prisioneiro recém-capturado que grita: "Alguns de vocês morrerão ás 21h35min." . Suspeita-se que ele sabe de um ataque terrorista a uma discoteca muito frequentada por militares. Decide que deve fazer-se tudo, inclusive torturá-lo, para que confesse a verdade.
Problema 4
António é encarregue pelo diretor do museu onde trabalha de transportar um precioso quadro para o museu da cidade mais próxima . Ao passar por um rio, repara que uma jovem se está a afogar.
Imediatamente salta para a água sem tirar o fato que um amigo emprestou. Como nada mal, usa o quadro para flutuar e tentar chegar á jovem que está em situação aflitiva. Apesar de todos os esforços, não consegue salvar a rapariga. O quadro fica irremediavelmente