Psicologia Trabalho 1
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
GRUPO II
DISTURBIOS ALIMENTARES
GOIÂNIA
2015.
GRUPO II
DISTURBIOS ALIMENTARES
PROF.: ALINE VANESSA
GOIÂNIA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1. COMER COMPULSIVO 5
2. VIGOREXIA 7
3. ORTOREXIA 8
4. DRUNKOREXIA 9
5. OBESIDADE 10
6. CONCLUSÃO 13
REFERENCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
Os transtornos alimentares (TA) são distúrbios psiquiátricos de etiologia multifatorial caracterizado por alterações do padrão e atitudes alimentares com excessiva preocupação com o peso e aparência corporal. Os distúrbios não são seletivos, ou seja, pode atingir qualquer pessoa, independente de gênero, idade, raça ou classe social. Mas na maioria dos casos esses distúrbios afetam as mulheres jovens, isso pelo fato da grande preocupação que estas têm com o peso e a aparência.
Os TA não estão somente relacionados à alimentação, mas também a outras doenças como depressão. Pessoas que sofrem TA geralmente apresentam alto-estima muito baixa alem de ansiedade, estresse e outros comportamentos relacionados à depressão e distúrbios neurológicos.
A principal característica dos transtornos é a grave perturbação no comportamento alimentar seguido de alterações emocionais. O comportamento alimentar inadequado leva a pessoa a desenvolver varias outras doenças, causadas pelo estresse metabólico que é ocasionado principalmente pelas extremas restrições alimentares.
O tratamento envolve uma equipe multiprofissional, onde é de grande importância incluir a reeducação alimentar aplicada pelo nutricionista. Alem de profissionais da saúde a família é muito importante no tratamento da doença.
1. COMER COMPULSIVO
O transtorno compulsivo alimentar periódico (TCAP) foi descrito pela primeira vez nos anos de 1950 por Stunkard, porém seu diagnostico só ocorreu em 1994 quando incluído no apêndice B do DSM IV.
A pessoa que apresenta TCAP tem um