psicologia social
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social l
Ângela Maria Rocha de Oliveira RA – 364661
Ivani da Silva Almeida RA – 374433
Lucia Helena Maria Bonaldo de Abreu RA – 364631
Luis Antônio da Silva Machado RA – 364540
Marcelo Coghi de Souza Lemos RA – 374789
Michele Lemes de Oliveira RA – 371529
ATPS – As mudanças no Serviço Social Prof.ª Maria Laura Santos
Cotia, 14 de Setembro de 2012.
Serviço social e assistência social
A partir da década de 30, a população numerosa obrigou as pessoas a abandonar o campo e ir para a cidade pela carência de emprego e a crescente migração era inevitável em razão da aceleração da industrialização onde demandava a mão de obra excedente e houve escassez de emprego no campo e crescimento de emprego na cidade. No período de 1930, a economia brasileira passou por uma transição agrária exportadora para industrial e houve construção de indústrias, investimentos em obras de infraestrutura como a abertura de estradas suprimentos de energia.
O êxodo rural viabilizou o atendimento desta oferta por mão de obra, onde necessitava de disciplina para o trabalho, atingindo o objetivo disciplinador. O Estado lançou mão de estratégias institucionais ideológicas, sendo o Serviço Social e o Assistente Social agente de suma importância nesse processo.
O surgimento do Serviço Social no Brasil teve amplo movimento social onde a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade.
Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. O Estado absorve parte das reivindicações populares que demandavam condições de reprodução como a alimentação, moradia e saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social através de uma legislação social e salarial. Com essa atitude o Estado tinha interesse nas classes dominantes para atrelar as