Relatório de Estágio Supervisionado
ALLAN SPERCEL MARIN
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ÁREA: FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
SÃO PAULO
JUNHO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
As farmácias de manipulação são responsáveis por grande parte do mercado brasileiro de medicamentos (MIGUEL, M. D. et al., 2002) e a Biologia se mostra importante em várias áreas do controle de qualidade de farmácias de manipulação e estudo de plantas medicinais e fitoterápicos que auxiliam os profissionais dessa área (BRANDÃO, M. G. L., MOREIRA R. A., ACÚRCIO, F. de A.).
Os materiais não-estéreis utilizados em laboratórios, são aqueles que permitem uma determinada carga microbiana desde que não ofereçam risco ao paciente ou comprometa a qualidade final do processo em que serão utilizados (MEDEIROS, A. C. D. et al.), A Farmacopéia Brasileira estipula um limite de contaminação de até 100 UFC/ml para fungos e 300 UFC/ml para bactérias (FARMACOPÉIA BRASILEIRA, 1998). O biólogo pode ser um dos profissionais competentes para atuar no setor de controle de qualidade e determinar até que ponto essa carga microbiológica é tolerada em cada produto.
No curso de Ciências Biológicas algumas disciplinas como: Química Orgânica e Inorgânica, Bioquímica, Microbiologia e Imunologia estão intimamente ligadas à área farmacêutica, pelo conhecimento das reações que ocorrem no organismo, sendo possível determinar efeitos ou riscos que os medicamentos podem causar à vida das pessoas.
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1 Higienização das mãos: (I e II)
2.1.1 Objetivo
Descrever as técnicas utilizadas para evitar contaminações em geral.
2.1.2 Departamentos envolvidos
Laboratório de Farmácia.
2.1.3 Quando fazer
Toda vez que for Manipular e achar necessário.
2.1.4 Responsabilidade
É de responsabilidade do profissional farmacêutico e de todos os funcionários realizarem a correta assepsia das mãos, para garantir a biossegurança do procedimento a