epidemiologia
A PALAVRA EPIDEMIOLOGIA DERIVA DO GREGO (EPI= SOBRE. DEMOS= POPULAÇÃO, POVO. LOGOS= ESTUDO). PORTANTO, EM SUA ETMOLOGIA, SIGNIFICA ESTUDO DO QUE OCORRE EM UMA POPULAÇÃO.
A Epidemiologia tem como objeto o estudo de fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas.
O Dicionário de Epidemiologia de John Last a define como ³o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde, em populações específicas, e a aplicação desse estudo para o controle de problemas de saúde.
Prevenção primária: Nesse nível, encontram-se agrupadas as medidas ou ações especialmente destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Dentre elas, destacam-se o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores, por exemplo. " Significa evitar a ocorrência de uma doença, eliminando fatores de risco ou tratamento de lesões precursoras. Ela é definida como promoção de saúde e as prevenção de enfermidades ou profilaxia. " Alunos
Alguns Exemplos: 1Uso de preservativos para evitar a infecção por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
2Uso de Capacete pelo Motociclista .Uso de cinto de segurança, airbag, capacetes e outros dispositivos de segurança para ciclistas e motociclistas.
3Uso de luvas para manipular material biológico.
4 Controle de vetores, vacinas, como a vacina para poliomelite.
5Ginástica Laboral e Exercício Físico para aqueles que nunca tiveram tendinite, diminuirá as possibilidades de que os mesmos desenvolvam a doença.
Prevenção secundária: Incorpora uma série de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em conseqüência, suas complicações. Os exames periódicos e o auto-exame de mama, entre outros, são procedimentos de reconhecida eficácia para o diagnóstico precoce, que permite o início imediato do tratamento e evita, muitas vezes, o agravamento da enfermidade. "Prevenção secundária significa prevenção da evolução das enfermidades através da execução de