professor
Resumo: O objetivo principal deste estudo é analisar, compreender e interpretar qual o papel da ludicidade e sua relevância para a socialização da criança. Tendo como base pesquisa bibliográfica constatamos que o lúdico além de ser histórico-cultural é um grande facilitador da aprendizagem no qual a criança utiliza deste para compreender o mundo de forma prazerosa, espontânea e criativa, tornando-se assim fundamental no desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Palavras- Chaves: Ludicidade, Socialização, Criança.
INTRODUÇÃO
Este artigo busca entender como a ludicidade ajuda na socialização, pois, nós como futuros educadores precisamos conhecer métodos que auxiliam os nossos alunos a se desenvolverem plenamente. A ludicidade facilita a interação dentro e fora da sala de aula, como por exemplo, as brincadeiras de "quebrar o gelo" ais quais são muito usadas em encontros iniciais, porque ajudam as pessoas se comunicarem de modo fácil e prazeroso. Veremos que o lúdico está presente desde a pré-história e é intrinsecamente ligada a cultura
1. .CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE
Existem diversas concepções de ludicidade, dentre elas se sobressai:
a) A CONCEPÇÃO ETIMOLOGICA:A palavra deriva do termo latino ludus que significa jogo. Porém, não devemos nos restringir a esse sentido de jogo e brincadeira como afirma Kishimoto (1997) “o jogo não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”.Esse conceito etimológico ampliou o seu sentindo semântico, criando outras significações ais quais não se limitam a simples ato de jogar, Ou seja, a família e a escola não podem mais compreender a ludicidade como um mero passatempo, todavia como um facilitador do desenvolvimento.
b) O CONCEITO DE TIPOLOGIA: A este conceito estabelece-se ao que