Psicologia social
- Existem duas formas diferentes de psicologia Social, as psicológicas e as sociologias:
- As formas psicológicas de Psicologia Social reduzem as explicações do coletivo e do social a leis individuais. Individuo aqui é entendido como uma entidade liberal, independente das relações com o contexto social que o cerca.
- As formas psicológicas de Psicologia Social refletem a relação entre o individual e o coletivo, não reduzindo as explicações da Psicologia Social ao individual.
- A história da Psicologia Social teve forte influência positivista, centrada em idéias e em determinados autores, principalmente do ocidente (Europa).
- Idéias estas que foram essenciais nos rumos dos projetos da Psicologia Social
- A Psicologia Social tem sua origem em um contexto totalmente sociológico.
- Hoje a Psicologia e a Sociologia, são disciplinas diferentes, mas nem sempre foi assim. Muitos teóricos escreveram tanto sobre o individuo como sobre a sociedade e cultura.
- Embora pudessem escrever tanto sobre o individual quanto sobre o coletivo, os autores não conseguiam estabelecer seu inter-relacionamento. Sabia-se o suficiente para separar os dois objetos de estudo mas não o bastante para demonstrar como eles estavam inter – relacionados.
- Os sociólogos e Psicólogos muitas vezes partilhavam as mesmas noções teóricas.
- Em alguns aspectos a Psicologia Social era mais claramente social no passado do que é hoje. Quando menos social ela se torna, mais se amplia a distancia entre ela e a sociologia.
- Augusto Comte foi o primeiro autor a falar sobre positivismo
- Criou o termo Sociologia e acreditava que se podia estudar o grupo e não unicamente o individuo
- Émili Durkheim fazia a mais forte oposição contra o estudo do individuo, explicava os fatos sociais pela consciência coletiva, e dizia que, o social tem prioridade sobre o individual.
- Wundt representava para os positivistas o desgarramento da Filosofia e o inicio do projeto