Psicologia para Nietzsche
Este trabalho tem como objetivo apresentar questões para entender a respeito do que é a psicologia para Nietzsche, um estudo importante sobre aquele que assumi em suas obras a condição de psicólogo, tratando sobre paixões, desejos, afetos, pulsões da forma interdisciplinar a psicologia, fisiologia, cultura, história, literatura, medicina, etc., tendo assim uma visão além da realidade existencial. Constata-se, ainda, que Nietzsche coloca a Psicologia no centro da ciência.
Em diversos momentos da obra de Nietzsche a psicologia aponta caminhos que se cruzam com uma critica a filosofia, moral, religião e a ciência. O filosofo utiliza os conceitos de força e fraqueza, saúde e doença e busca investigar e entender determinada cultura a partir dessa base. Nietzsche (1978, p. 37) entende que a psicologia é a “[...] ciência que indaga a origem e a história dos chamados sentimentos morais e que, ao progredir, tem de expor e resolver os emaranhados problemas sociológicos”.
Será possível perceber a contribuição de Nietzsche para a Psicanálise freudiana, segundo Gasser (1987), mesmo tendo Freud relutado a vida inteira para quando chegar perto da morte, admitir a importância de Nietzsche para a Psicologia.
2 METODOLOGIA DA PESQUISA
De acordo com objetivos propostos nesta pesquisa, a metodologia utilizada foi: Pesquisa bibliográfica.
A Pesquisa bibliográfica é um método utilizado como embasamento e conceituação para o tema abordado. Podemos definir este tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2008), como sendo desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.
3 Nietzsche e a psicologia
Nos próximos itens vamos falar sobre quem era Friedrich Wilhelm Nietzsche e sua teoria de acordo com a psicologia.
3.1 Sobre o autor
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1844 e faleceu em 1900. Órfão de pai aos cinco anos de idade, viveu sua infância na