A FILOSOFIA DE NIETZSCHE E A PSICOLOGIA
Curso Superior de Psicologia
FRANCIELI KADES
NAGILA DIA RAMPINELLI
KEYLA RONCHI
DAIANE
A FILOSOFIA DE NIETZSCHE E A PSICOLOGIA
CRICIÚMA
2013
FRANCIELI KADES
NAGILA DIAS RAMPINELLI
KEYLA RONCHI
DAIANE
A FILOSOFIA DE NIETZSCHE E A PSICOLOGIA
Artigo apresentado ao Curso de Psicologia da Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pensamento Filosófico.
Professor: Adriano Perin.
CRICIÚMA
2013
A FILOSOFIA DE NIETZSCHE E A PSICOLOGIA
Francieli Kades1
Nagila Dias Ramplinelli2
Keyla Ronchi3
? Daiane4
RESUMO
A filosofia de Nietzsche trás uma perspectiva abrangente e uma visão mais séria na questão do sofrimento humano. Praticamente sozinho entre os filósofos, considerava os infortúnios, as desgraças, como algo vantajoso e aproveitável na vida. Para muitos, nos dias de hoje, o sofrimento é uma coisa ruim e que deveria ser banida. A finalidade desse artigo é, juntamente com toda a riqueza de estudos que Nietzsche nos deixou, trazer uma visão menos ruim do sofrimento, uma compreensão maior de seus benefícios e o que ele pode nos auxiliar hoje na Psicologia. Segundo a filosofia nietzscheana, as dificuldades que passamos constantemente, nos dão pistas do que pode estar errado em nossas vidas, se observados e refletidos de modo adequado, o sofrimento e as dificuldades podem apontar o melhor caminho para tornar nossa caminhada melhor.
Palavras-chave: Filosofia. Psicologia. Nietzsche. Sofrimento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONCLUSÃO 04
REFERÊNCIAS 05
APÊNDICE A 06
APÊNDICE B 07
1. INTRODUÇÃO
A biografia de Nietzsche é a história de uma existência de sofrimento e solidão. Seu pensamento rebelde e crítico desafiou muitas normas de sua época e declarou guerra aos valores do seu tempo. Com espírito inquieto e insatisfeito, vivia uma vida de lutas contra si